terça-feira, 3 de julho de 2012

Brincadeiras de montar = criatividade

Como é legal ver o Rafael brincar de peças de montar, quando ele ganha um brinquedo novo deste tipo, deixa papai e mamãe montar conforme instruções, mas depois que inicia a brincadeira, "adapta" este brinquedo conforme ele acha que deve ser, e é isto que torna estes brinquedos criativos, pois com as peças que sobram ele monta outros brinquedos e inventa novas brincadeiras.
Lembro-me até hoje quando compramos o primeiro brinquedo deste tipo, eu e Rafael fomos em um supermercado e nosso anjo se agarrou em uma caixa de um caminhão de bombeiro, na pressa nem reparei na idade recomendada e na quantidade de peças que vinha (eram mais de 200 peças...). Quando chegamos em casa, mamãe quase apanhou do papai (no bom sentido, claro), pois o brinquedo era para crianças com mais de 6 anos, na época Rafael tinha apenas 4 anos e pela quantidade de peças, fora o manual de montagem que era totalmente furado. Mesmo assim papai pacientemente montou o caminhão, ficou lindo e nosso anjinho brincou sem parar, mas como é um brinquedo de montar, muitas vezes desmontava partes, e se caísse no chão, era então um desastre total.
Caminhão de Bombeiro montado pelo papai!
Rafael havia ganho no aniversário da escola do ano passado um carro de corrida vermelho de montar , da mesma marca do caminhão de bombeiro, que ficou guardado, pois na época ele ainda jogava muitos os brinquedos quebrando-os. Mas vendo que neste ano seu interesse em desmontar e montar os brinquedos e criar novas brincadeiras, montei com ele o tal carro de corrida vermelho (embora quando eu monto sempre sobram peças, não sei o que acontece, kkkk). E depois disto ele começou a criar brincadeiras com as peças que sobravam da nova montagem e adaptações de seus brinquedos, criando novos brinquedos, como ele mesmo disse: "é um posto de gasolina". E a imaginação e criatividade tomaram conta destas brincadeiras.

Posto de Gasolina do Rafael!
Depois sua tia Isa e seu tio Sérgio que moram longe, mas tem verdadeira paixão pelo nosso anjinho, enviaram três novos brinquedos de montar de presente pelo seu aniversário este ano, sendo dois caminhões e uma lancha. Rafael adorou, enquanto não montou tudo com mamãe e papai não sossegou e logo introduziu sua nova frota nas brincadeiras, criando inclusive brincadeiras com outros caminhões maiores e com brinquedos diferentes. E claro, adapta e muda sempre que quer o modelo seus caminhões e os acessórios da sua lancha. Como estes brinquedos são de outra marca eu os guardo separado dos citados acima, senão mistura as peças e podem não encaixar.
Caminhões e o efeito do barulho dos motores em sua boca!

Semana passada, um amigo nosso, o Tio Luís como o Rafael chama, viajou e trouxe de presente uma nave do Capitão América de montar, o nosso anjo chegou a sonhar com o brinquedo na primeira noite que papai montou e começou a brincar. Depois tirou umas partes que atrapalhavam sua brincadeira e realmente adorou o presente.
Nave do Capitão América de montar!

E por fim, este final de semana encontramos carros de corrida pequenos de peças de montar, cada um de uma cor e com um número diferente, montamos e Rafael adorou brincar de corrida, ele fala: "preparar, apontar e já" e faz os carros correrem para ver quem ganha a corrida. E claro tirou alguns acessórios que atrapalhavam e assim deixou os carros mais parecidos para diputarem a corrida.


Sendo assim, Rafael além de adorar estas brincadeiras, desenvolve muito sua criatividade, imaginação e também sua coordenação motora fina, pois são peças pequenas para encaixar e desencaixar. Claro, nós  tivemos que esperar sua maturidade melhorar, especialmente no capricho e cuidado com seus brinquedos, para realmente incentivar as brincadeiras com peças de montar, mas agora é ele, nosso anjo, quem adora brincar disto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, responderemos com muito carinho. Obrigado.