quarta-feira, 15 de maio de 2013

O Beija-flor

Era uma vez um garotinho que estava estudando as aves na escola.
Cada dia ele chegava falando sobre uma ave: "mãe, a cegonha tem uma bolsa, e carrega bebê...", "mãe, a coruja dorme...".
Então este lindo garotinho recebeu uma tarefa para fazer em casa com os pais, um cartaz sobre qualquer ave e seus hábitos.
Na manhã seguinte sua mãe lhe perguntou qual ave ele gostaria de estudar, e para sua surpresa, o garotinho respondeu: "o beija-flor".
Prontamente sua mãe o levou até o computador para escolher fotos sobre o beija-flor, e realizaram uma minuciosa pesquisa.
Nos dias seguintes, mamãe, papai e o garotinho continuaram a realizar a tarefa, desta vez moldando com massinha um lindo beija-flor, uma flor e um ninho com ovinhos. 
Os olhos do menino brilhavam vendo cada etapa da tarefa sendo concluída.

                                                                                                                               
  
 Todo o material para o cartaz ficou pronto: fotos recortadas, pinturas secas, massa de modelar seca, chegou a hora de montar o cartaz, e com todo o entusiasmo do mundo, o garotinho fez questão de colar tudo no lindo cartaz.
Depois de colar as fotos, mamãe leu para o garotinho o resultado da pesquisa sobre os hábitos do beija-flor que ele havia colado no cartaz, e ele maravilhado tentava repetir o que mais lhe interessava sobre a ave.
Terminada a tarefa, o menino foi brincar satisfeito, alegre por ter feito um cartaz tão lindo e principalmente por ter ajuda de sua mamãe e de seu papai.
E no dia de entregar a tarefa na escola estava radiante por mais um aprendizado, e orgulhoso de sua linda tarefa.

E vocês, queridos leitores, conhecem sobre o beija-flor?
Vou resumir o que descobrimos em nossa pesquisa:

COMEM NÉCTAR (AÇÚCAR DAS FLORES) E ALGUNS INSETOS (ARANHAS).
VISITAM ATÉ 1.500 FLORES POR DIA E PODEM COMER FRUTAS TAMBÉM.
CONSTROEM OS NINHOS COM GRAMA, FLORES, FOLHAS E MUSGO.
FÊMEA (MAMÃE) COLOCA APENAS 2 OVOS, CONSTRÓI O NINHO E LEVA COMIDA PARA SEU FILHOTE (BEBÊ).

SÃO CAMPEÕES DE VÔOS, SÃO PEQUENOS E ÁGEIS.

NAMORAM EM LINDOS VÔOS!
ELES NÃO TÊM MEDO DAS PESSOAS E AJUDAM NA PRESERVAÇÃO DA NATUREZA, AJUDANDO NA MULTIPLICAÇÃO DAS FLORES.


É O PÁSSARO MAIS DELICADO E ENCANTADOR!
GOSTA DE COMER, TOMAR BANHO E DESCANSAR SOZINHO, QUANDO JUNTOS COM OS AMIGOS BRIGAM OU PERSEGUEM UNS AOS OUTROS.

Coincidência, sensibilidade ou afinidade do beija-flor com o nosso anjo?
Esta dúvida ficou martelando em nossas mentes, assim como uma reflexão profunda... 
Buscamos tanto defender e proteger nossos anjos de tudo e de todos, que acabamos esquecendo sua natureza delicada e encantadora e sua imensa vontade de voar, com lindos e ágeis vôos, e com isto corremos o risco de prendermos nosso beija-flor na gaiola e assim anular toda sua espontaneidade e vontade de sobreviver e aprender!
O que fazer então? 
Não existe fórmula pronta, talvez seja encontrar um equilíbrio, ou observar com atenção nossos anjos, ou dar mais liberdade, ou talvez seja confiar ainda mais em seu potencial, ou talvez a mistura de tudo isto...
Só não vamos prender nossas crianças em gaiolas com medo do mundo ou das pessoas, até porque elas estão crescendo e as gaiolas podem se transformar em jaulas....
O importante é confiar e acreditar em lindos vôos!

4 comentários:

  1. Silvana, diga para o Rafa que aqui na minha casa, vejo inúmeros por dia. Eles adoram algumas árvores do nosso terreno. Ah, e diz que achei o trabalho lindo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, vou falar para ele, e arrisca querer ir vê-los! Beijos

      Excluir
  2. Fiquei decepcionada ao perceber que no seu Blog não se pode copiar e colar para o Word as atividades que você aplica com seu menino. Por quê postar um blog se não for para compartilhar com as pessoas que precisam das atividades para aplicarem com suas crianças? Gostaria de pensar que não foi de propósito o bloqueio do material, de qualquer maneira, adorei a maneira como vocês trabalharam com seu filho, ele tem sorte de ter pais tão comprometidos. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde Cleusa
      Obrigada por seu comentário, sobre a questão de copiar, realmente foi ativada uma função logo que iniciei o blog, por causa de algumas blogueiras que copiavam textos de blogs e não relatavam o verdadeiro autor, foi por proteção.
      Mas sempre que alguma mãe, profissional ou pesquisador precisa de algum conteúdo eu envio o texto por email, é só pedir que eu envio sem problemas: mundodonossoanjo@gmail.com

      Excluir

Deixe seu comentário, responderemos com muito carinho. Obrigado.